QUEM SOMOS   

Nossa prioridade, segurança em primeiro lugar, a saúde e a segurança dos colaboradores e de todos envolvidos nas atividades desempenhadas são a pedra angular de nossas atividades. Embarque conosco nesta jornada e venha conhecer as iniciativas da Jenar Ambiental.

BARREIRAS DE CONTENÇÃO  

A contenção do óleo é geralmente realizada por meio de barreiras que concentram o óleo para sua remoção subsequente. Há diversos tipos e modelos de barreiras, fabricados com diferentes materiais. A seleção da barreira adequada depende de fatores como o cenário do acidente, o tipo de óleo, as condições ambientais e outros aspectos relevantes.

Existem barreiras especiais, como barreiras absorventes, barreiras anti-incêndio, barreiras de bolha e barreiras de praia, que são empregadas em cenários mais específicos.

Existem vários modos de configurar barreiras no mar como as chamadas configurações em “J”, “U” ou “V”. A escolha de um ou outro procedimento está associada à disponibilidade de recursos e condições meteorológicas e oceanográficas.


Além da utilização para contenção do óleo, as barreiras podem também ser úteis para defletir manchas e proteger locais. No primeiro caso as manchas são desviadas para locais menos vulneráveis ou mais favoráveis à aplicação de técnicas de remoção. No segundo caso, as barreiras são colocadas em locais estratégicos a fim de evitar que manchas atinjam áreas de interesse ecológico ou sócio-econômico.

Na maioria das vezes a contenção do óleo é trabalhado conjuntamente com ações de remoção do produto. Por tanto, uma série de equipamentos ou materiais podem ser utilizados como “skimmers”, barcaças recolhedoras, cordões oleofílicos, caminhões vácuo, absorventes granulados, entre muitos outros. A aplicabilidade de cada um deles está associada a fatores como tipo de óleo; extensão do derrame; locais atingidos; acessos e condições meteorológicas e oceanográficas.

 Leve, de fácil manuseio, as barreiras de contenção da Jenar Ambiental possuem garantia de fabricação e matérias primas certificadas, garantindo a maior durabilidade do mercado. Melhor Custo X Benefício.

  • PVC resistente, com propriedades Anti UVA/UVB, borracha nitrílica em sua composição garantindo maior resistência ao rasgo e rupturas, tornando a operação de contenção do vazamento mais segura e eficiente.

  • *Alto controle no processo de produção para assegurar a melhor forma de trabalho para o cliente e a capacidade máxima de nossos materiais.


De acordo com a Resolução Conama № 398: As barreiras de contenção deverão ser dimensionadas em função dos cenários acidentais previstos e das estratégias de resposta estabelecidas, contemplando as frentes de trabalho junto à fonte, evitando assim o espalhamento da mancha e na proteção de áreas vulneráveis prioritárias, obedecendo os seguintes critérios:

1. Cerco Completo do Navio ou da Fonte de Derramamento tendo a quantidade mínima 3x o seu comprimento em metros.

2. Contenção da Mancha de Óleo: De acordo com o cálculo da capacidade efetiva diária de recolhimento de óleo - CEDRO.

3. Proteção de rios, canais e corpos hídricos: o maior valor entre 3,5x a largura do corpo hídrico, em metros; ou 1,5 + (velocidade máxima da corrente em nós X largura do corpo hídrico, em metros), até o limite de 350 metros.